Introdução à Psicologia Junguiana e ao Tarot Terapêutico

Objetivo

O Psiquiatra suiço Carl Gustav Jung foi, sem dúvidas, um dos grandes nomes da Psicologia Moderna e seu valioso trabalho contribuiu significativamente para a compreensão do seu humano e da sociedade de modo geral. Jung foi o primeiro não judeu a se tornar discípulo e divulgador das ideias de Freud.

Através dele a Psicanálise deixou de ser um conhecimento sem prestígio de guetos judaicos e passou a ser conhecida e respeitada em todo o mundo, tornando-se o saber que mais influenciou o século XX.

Bem, sabemos que Jung chegou a exercer o honroso cargo de Presidente da IPA (Associação Psicanalítica Internacional) e logo depois disso rompeu com Freud à partir de 1914 e criou sua própria abordagem teórica a Psicologia Analítica.

O razão do rompimento foram as divergências de opinião sobre o conceito de libido que para Freud era estritamente de ordem sexual e para Jung ia muito além da sexualidade. Soma-se a isso também o fato de que Jung discordava da visão negativa que Freud tinha sobre a religião, algo que para Jung era extremadamente importante para a formação do sujeito.

Conceitos como Self, Sombra, Arquétipos, Sincronicidade, Individuação, Inconsciente Coletivo etc são as bases da Teoria Junguiana e sem dúvidas são de grande relevância para o conhecimento de todo Psicoterapeuta, principalmente para os Psicanalistas.

Por esta razão a Universidade Despertalista, que claramente sofreu significatica influência do pensamento junguiano desde sua idealização, tratou de desenvolver um curso breve todavia bastante relevante de Introdução à Psicologia Analítica (ou Junguiana).

Neste curso serão apresentados temas relevantes sobre a vida e obra de Jung, serão explicados os principais conceitos da Teoria Junguiana, com ênfase nos conceitos de arquétipos, inconsciente coletivo e sincronicidade, e, de bônus ensinaremos a utilizar as cartas do Tarô como recurso terapêutico, úteis para auxiliar no processo de individuação de pessoas de todas as idades.

Entendemos que o Tarô é algo polêmico para muita gente, principalmente pela falta de conhecimento sério sobre o tema, pois a pesar de ter sido criado para ser um JOGO DE DIVERTIMENTO (como as nossas cartas de baralho), e ainda que até hoje seja usado apenas com este proósito em alguns países como a França por exemplo, acabou sofrendo um processo de mistificação por alguns esoteristas desde o final do século XIX em função da profundidade dos símbolos presentes em suas cartas.

Todavia podemos garantir que não há nada de esotérico ou extrafísico no Tarô e este curso buscará demosntrar isso.

O Tarô como ferramenta terapêutica pode ser muito mais eficaz que as cartas terapêuticas usadas pelos Consteladores Sistêmicos, mais eficaz do que pedir para que o paciente faça um desenho qualquer ou ainda pintar um quadro (como é o caso da ludoterapia / terapia ocupacional) e até mesmo mais eficaz do que alguns testes psicológicos que apresentam imagens indistintas como o Rorschach.

Sem dúvidas os(as) alunos(as) irão se surpreender com este conteúdo incrível e estimulante!

Público Alvo

Psiquiatras, Psicólogos, Psicanalistas, Terapeutas Holísticos e Psicoterapeutas em geral.

Modalidade e Duração

Este curso é oferecido na modalidade ONLINE através de nossa Plataforma de Educação à Distância, com vídeo-aulas gravadas, materiais complementares de apoio e oportunidade de tirar dúvidas com Tutores. Possui carca horária total de 120 horas e a duração média de 4 meses, podendo variar para mais ou menos de acordo com o empenho e dedicação de cada aluno(a).

Conteúdo do Curso

  • Vida e Obra de Carl Gustav Jung
  • Principais conceitos Junguianos
  • Arquétipos
  • Inconsciente Coletivo
  • Sincronicidade
  • História do Tarô
  • Arcanos Maiores e Menores
  • A Jornada do Louco
  • Uso Terapêutico do Tarô

Início Imediato

Faça já sua matrícula e inicie seu curso de qualquer lugar do mundo.

Valor e Pagamento

Este curso possui o valor total de R$ 999,99 podendo ser parcelados em até 12x no Cartão através do PagSeguro.

Clique no botão abaixo para realizar o pagamento.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Requerimento de Matrícula

Após realizar o pagamento, os interessados neste curso devem preencher nosso FORMULÁRIO DE MATRÍCULA.